Tasmânia
Tasmânia é uma ilha do estado Australiano localizada a 240 km da costa sudeste da Austrália. A sua língua oficial é o Inglês.
A área é de 68,401 km, com uma população de 476 480 habitantes, embora a sua densidade populacional seja de 6 965,98 hab/km².
A capital da Tasmânia é Horbart, sendo também a sua maior cidade. Os seus centros populacionais são Burnie, Devonport e Launceston.
A Tasmânia atraiu a atenção mundial diversas vezes, principalmente durante a década de 1970.
A Tasmânia é uma ilha de clima temperado, tão semelhante ao da Inglaterra no período pré-industrial que alguns colonos ingleses chamavam-na a "Inglaterra do Sul".
Como a Tasmânia não teve atividade vulcânica nas recentes eras geológicas, ela tem montanhas arredondadas semelhantes às encontradas no interior da Austrália.
A maior parte da população vive à volta dos rios. Como por exemplo:
- - Os rios Tamar e Mersey no norte,
- - Os rios Derwent e os rios Huon no sul.
O primeiro europeu a ver, a Tasmânia, foi o explorador neerlandês Abel Tasman em 24 de Novembro de 1642, o qual chamou a ilha de “Anthoonij Van Diemenslandt” em homenagem a seu patrocinador, o Governador das Índias Orientais Holandesas. O nome foi mais tarde reduzido para “Terra de Van Diemen”, pelos britânicos.